top of page

Formação de toxinas durante o

processamento de alimentos e as possíveis conseqüências para o

organismo humano

 

A produção de alimentos envolve inumeras reações químicas, durante os quais podem ser geradas substâncias tóxicas ao organismo humano.A produção dessas substâncias pode ocorrer de diferentes maneiras, variando em quantidade e em grau de toxidade. Este trabalho objetivou estudar a produção de toxinas no processamento de alimentos, assim como as consequências da ingestão dessas substâncias para o ser humano.

 

Desperdícios e reaproveitamento alimentar

 

A sustentabilidade e funcionamento da sociedade atual têm influenciado o ritmo acelerado e uma cultura puramente consumista ao nosso cotidiano, favorecendo na deterioração da qualidade da alimentação, da saúde, das relações familiares e das tradições culturais das populações em geral. Tendo como eixo a temática sobre o desperdiço e a conscientização o reaproveitamento de alimentos e suas fontes nutricionais a pesquisa visa apresentar orientações na reeducação de aproveitamento alimentar.

A fome e o desperdício de alimentos mostram-se como os dois dos mais relevantes problemas que o Brasil enfrenta, constituindo-se em um dos maiores paradoxos de nosso país, já que produz 25,7 % a mais de alimentos do que necessita para alimentar a sua população. Em contra partida, ainda existem milhões de excluídos sem acesso ao alimento em quantidade e/ou qualidade para que se mantenham, primeiramente, vivos e, quando assegurada a sobrevivência, com saúde e capacidade adequada ao desenvolvimento físico e mental.

Segundo a Instrução Normativa n° 12, 10 de setembro de 1999, entende-se que polpa de fruta é o produto não fermentado, não concentrado, não diluído, obtida de frutos polposos, através de processo tecnológico adequado, com um teor mínimo de sólidos totais, proveniente da parte comestível do fruto.

 

Utilização Integral de Resíduos de Alimentos P.115

Estudo de Parametros físico- químico de qualidade para polpas de acerola, abacaxi e maracujá P.102

O que a ciência diz? 

 Quantidade físico- química de diferentes hambúrgueres bovinos encontrados nos mercados de Uberaba e comparação com os valores nutricionais P.142

Análise das propriedades sensoriais de brigadeiro de soja P. 73

O hambúrguer é definido como um produto cárneo industrializado obtido da carne moída dos animais, adicionado ou não de tecido adiposo e ingredientes, moldado e submetido a processo tecnológico adequado, devendo a textura, cor, sabor e odor serem característicos. Segundo o regulamento técnico de identidade e qualidade de hambúrguer, Instrução Normativa, número 20, de 31 de Julho de 2000, do Ministério da Agricultura e Abastecimento, entende-se por hambúrguer o produto cárneo industrializado obtido da carne moída dos animais de açougue, adicionado ou não de tecido adiposo e ingredientes, moldado e submetido a processo tecnológico adequado.

A soja não tem grande participação no regime alimentar do brasileiro, ao contrário dos povos asiáticos. Os alimentos à base de soja apresentam grandes efeitos benéficos sobre algumas doenças como cardíacas, alguns tipos de câncer como o de mama e de próstata, osteoporose e sintomas da menopausa. Alguns centros de pesquisas, como a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) vem realizando estudos com o intuito de criar produtos à base de soja que sejam aceitos pela população.

bottom of page